Em parceria com PM, SAMU, SMTTe defesa civil Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Jesus realiza Simulado operacional

O Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, realizou na manhã da sexta-feira (06), um simulado operacional com treinamento prático em salvamento em altura. O referido treinamento aconteceu em um prédio localizado na Rua Prudente de Morais próximo ao Shopping Villa Inglesa no centro da cidade. Num primeiro momento foram realizadas apresentações de técnicas de segurança, nós e amarrações, montagem de ancoragem para rapel, auto segurança, auto resgaste e salvamento em altura com maca mamute e combate a incêndio. O treinamento foi realizado no intuito de potencializar o aprendizado dos Bombeiros afim de que os mesmos fiquem mais preparados para o atendimento de ocorrências. O simulado operacional contou com a participação de Agentes de Trânsito e Transporte, Polícia Militar e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Quem esteve acompanhando todo o trabalho foi o comandante do 16º GBM tenente coronel Valdemir Matias dos Santos.
Em entrevista o comandante Matias falou da importância do treinamento dos Bombeiros Militares. “Esse simulado é para mostrarmos a comunidade de Santo Antônio de Jesus como também dos municípios que estão sobre nossa responsabilidade, que o Corpo de Bombeiros esta preparado para qualquer tipo de evento. Acontecendo uma situação como essa ou um incêndio em uma edificação, estamos ai simulando esse combate a incêndio com salvamento em altura com técnicas em escalada vertical, que dizer se houver uma situação onde existe um incêndio com uma vítima nessas alturas, nos estamos prontos para agir”, disse Matias.

Quem também falou com nossa reportagem, foi o capitão Dantas. Ele explicou porque o Corpo de Bombeiros realizou o simulado em um prédio localizado no centro da cidade. “Essa edificação já passou pelo processo de regularização prevista na lei de segurança de incêndio, uma lei que vale em todo o estado da Bahia. Então toda edificação hoje tem que está regularizada atendendo a regularização contra incêndio e pânico. Essa edificação ela está totalmente em dias, ela possui sistema de hidrante, reserva técnica, sistema de alarme, então está aprovada pela legislação vigente de incêndio. Ela possui uma reserva técnica de incêndio que é uma quantidade de agua exclusiva para combater qualquer tipo de fogo em qualquer parte da edificação, esse é um dos motivos do por que escolhemos esse prédio para fazer o treinamento”, disse Dantas. Fonte:Infosaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário