Urologista fala sobre prevenção do câncer de proposta durante Sessão Especial na Câmara

Após realizar o 1º Encontro Municipal do Outubro Rosa, a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus adere ao Novembro Azul. Nesta última segunda-feira (06), no Plenário do Legislativo, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Especial em alusão ao combate e prevenção do Câncer de Próstata, assunto ainda cheio de preconceito e resistência entres os homens que não têm o hábito de ir ao médico para a realização de exames. Sugerido pelo vereador Francisco Freire (PPS), a Sessão teve como palestrantes os médicos Jackson Oliveira e Luciano Ramos. Representantes do Instituto Amigas do Peito estiveram prestigiando a solenidade.

O médico urologista Jackson Oliveira, na oportunidade, explicou sobre a prevenção, os riscos da doença e a importância do exame precoce. “Precisamos está muito vigilante com o câncer de próstata. Não podemos ficar esperando que esse tumor dê sintomas, câncer rotineiramente não dá sintomas, câncer não dói, o câncer vai abatendo pelas beiradas. O câncer de próstata habitualmente quando ele dobra as pernas, ele fratura a coluna do homem, ele é um câncer ávido para os ossos. A doença do câncer de próstata é um problema de saúde pública por abater não só homens no Brasil como em outros países. Se o homem usar da ferramenta, e buscar o exame anualmente, ele não vai correr o risco de ir para uma doença avançada”, afirma o urologista.


“Fizemos uma sessão dedicada ao Outubro Rosa e quantidade de mulheres aqui na Câmara superou todas as expectativas. Os homens tem medo de que o médico durante a palestra fale algo que às vezes ele esteja sentindo e acaba criando esse medo, essa barreira. Foi uma palestra elegante, Jackson foi espetacular no bate papo entre ele e as pessoas que estavam presente no Plenário da Câmara. Foi um português usado onde todos puderam entender, as perguntas foram objetivas e o médico Jackson deu um show de bola. Precisamos mais da participação das pessoas”, avaliou o parlamentar Francisco Freire.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A população pode acompanhar as sessões no Plenário da Câmara ou, ao vivo, através do site – www.camarasaj.ba.gov.br Leonardo Sousa/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário