10 dicas de Alimentação Saudável para melhorar sua qualidade de Vida

A alimentação saudável é a alimentação na qual deve-se comer de forma equilibrada para que você mantenham o seu peso e se desenvolvam bem fisicamente e intelectualmente.
Além disso, adotar uma alimentação adequada pode ser fundamental na prevenção de doenças crônicas e assim alcançar uma maior qualidade de vida.
O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.
Para que a alimentação seja saudável é necessário que haja um equilíbrio, as refeições devem conter variedade de todos os grupos alimentares, pois assim teremos acesso a todos os nutrientes.
O Ministério da Saúde propõe no guia alimentar saudável cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

Com base nesses cuidados montamos as dicas abaixo:


  1. Faça no mínimo três refeições principais

(café da manhã, almoço e jantar) e no intervalo, dois lanches por dia.
Para os lanches, prefira os saudáveis como frutas.
Se alimente de 3 em 3 horas, assim, o estômago não fica vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer.
Não pule as refeições e evite “beliscar” entre as refeições, isso vai ajudar você a controlar o peso.
Aprecie a sua refeição, coma devagar, mastigando bem os alimentos. Não se alimente assistindo TV, lendo livros e revistas, ou mexendo no celular.

  1. As refeições devem conter diariamente seis porções do grupo de cereais

    (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca, distribuídas nas principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e nos lanches entre elas. Dê preferência aos grãos integrais.

  1. Coma três porções ou mais de legumes e verduras nas refeições e no mínimo três porções de frutas por dia.

Varie o tipo de frutas, legumes e verduras consumidos durante o dia/semana. Compre os alimentos da época (estação) eles costumam ser mais baratos e mais saborosos.

  1. Tenha em seu prato feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana.

Misture uma parte de feijão para duas partes de arroz cozido.
Caso queira, substitua o feijão por outros tipos de leguminosas como a soja, o grão-de-bico, a ervilha seca e a lentilha.

  1. Consuma proteínas diariamente!

O Ideal em uma alimentação balanceada é ingerir por dia três porções de leite/derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.
Leite e derivados além e alimentos proteico são as principais fontes de cálcio.
Dê preferencia a peixe, coma pelo menos duas vezes por semana, frango e as carnes magras.

  1. Coma no máximo, uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina por dia.

Não ingira gorduras trans.
Retire da sua dieta alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, frango com pele e frituras.
Elimine do seu cardápio os enlatados e embutidos como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e salgadinhos.
Quando cozinhar use água para refogar os alimentos, se houver necessidade de usar óleo, utilize pequenas quantidades (dê preferência ao óleo de girassol).
Use azeite de oliva para temperar saladas, sem exagerar na quantidade.

  1. Não tome refrigerantes e sucos industrializados!

Eles contêm muito açúcar, além de corantes, aromatizantes ou edulcorantes (adoçantes artificiais), que fazem muito mal a saúde.
Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares por dia, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

  1. Reduza a ingestão de sal!

A quantidade de sal a ser consumida por dia deve ser, no máximo, uma colher de chá rasa, por pessoa, distribuída em todas as refeições. Retire o saleiro da mesa.
De preferência ao Sal marinho no lugar do refinado.
Alimentos industrializados com como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos contém muito sal (sódio).
O consumo excessivo de sódio pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e doenças do coração e rins.
Utilize temperos, ervas frescas e secas e especiarias para temperar e realçar o sabor natural dos alimentos.

  1. Hidrata-se!!!

Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia.
Use sempre água tratada, fervida ou filtrada.
Assim como a Terra, nosso corpo é composto de cerca de 70% de água, portanto quando ingerida na quantidade ideal traz diversos benefícios, além de ser muito importante para o bom funcionamento do organismo.

  1. Mexa-se!!!

Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
Mantenha o peso dentro de limites saudáveis – veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2.
O IMC mostra se seu peso está adequado para a sua altura. Calcule aqui.
Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter a saúde e um peso adequado. Corra, caminhe, ande e bicicleta, jogue bola, dance! Movimente-se! Torne sua vida mais saudável.
Fonte: vivermaiscomsaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário