Moqueca de Jaca, de São Francisco da Mombaça, em Conceição do Almeida, na disputa pelo melhor prato no ‘Panela de Bairro’, no especial de São João da TV Bahia

Quando o assunto é jaca, muita gente pensa apenas na fruta já madura, que é docinha, cheia de gomos e com aquele cheiro marcante. O Panela de Bairro aportou em Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano e a equipe do quadro de culinária da TV Bahia foi até a localidade rural de São Francisco da Mombaça conferir a receita de Moqueca de Jaca. Lá, um lugar simples, mas aprazível, o repórter Dalton Soares conheceu Dona Romilda Soares, que prepara a famosa Moqueca de Jaca. A iguaria é servida por encomenda.

Entre um bate-papo e outro ao pé do fogão, Dalton e Dona Romilda, que, apesar do mesmo sobrenome, não são parentes, mostraram grande afinidade na cozinha e trocaram ideias sobre a famosa moqueca, que no lugar de peixe, carne, marisco ou aves, tem como ingrediente principal, o bago da jaca, como é chamado o gomo, macio e doce da jaca. A carne da jaca é melhor do que a carne animal. E não engorda, além de ser muito saborosa. A fruta é encontrada em abundância no Recôncavo e outras regiões do interior da Bahia.
A Moqueca de Jaca de São Francisco da Mombaça, em Conceição do Almeida, preparada com o apurado bom gosto, temperos e ingredientes da região, e o toque de simplicidade de Dona Romilda, vai disputar o título de melhor prato do Panela de Bairro com outras receitas de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas.
O programa gravado na quinta-feira (7/6) em Conceição do Almeida, e no decorrer do mês em outras cidades do Recôncavo, já no clima de São João, irá ao ar no próximo dia 23 de junho, no Bahia Meio Dia, da TV Bahia, quando começa a votação do melhor prato.
Fique ligado. No próximo dia 23, o quadro Panela de Bairro vai ensinar a receita de Dona Romilda, a Moqueca de Jaca de São Francisco da Mombaça, de Conceição do Almeida. Você vai conhecer o passo a passo da receita e o ingrediente inusitado da moqueca, o bago da jaca. Depois é só escolher a receita, que, com certeza, te dará água na boca.
Bacidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário