Capacitação para capacitadores da Pastoral da Criança foi realizado em SAJ neste fim de semana

Capacitar preparadores para novos líderes, propor novos diálogos e estratégias para atrair novos voluntários, foram algumas das pautas do encontro que aconteceu nos dias 27 e 28 de julho, na Creche Frei Manoel em Santo Antônio de Jesus. A capacitação para capacitadores de novos líderes da Pastoral da Criança foi ministrada por Eunice Pereira, coordenadora da Pastoral na paróquia Nossa Senhora das Graças em Santo Antônio de Jesus.
O encontro contou com a participação de 10 representantes de paróquias e suas foranias. Discutiu-se sobre as ações básicas rotineiras dos trabalhos nas comunidades, foram citadas algumas dificuldades e ao mesmo tempo soluções encontradas, como: Logísticas para celebrações da vida, intervenções nas creches, etc.
A voluntária Jamile, capacitadora da paróquia de Senhora Sant’Ana, comunidade de São Gonçalo em Aratuípe, contou que faz parte da pastoral há cerca de 10 anos, em sua comunidade as maiores de dificuldades são com voluntários para compor melhor as equipes, porém, mesmo contando com poucas pessoas os trabalhos se mantem perseverantes. Já Priscilla, outra participante da capacitação da mesma paróquia, porém atuante na comunidade da Cascalheira, se sentiu muito gratificada com a participação do encontro, falando de certo ânimo para a continuidade dos trabalhos.
As duas voluntárias citadas, possuem formações e trabalham na área de pedagogia em seu município e nos argumentam sobre o quanto o contato com a pastoral da criança referenciaram em suas vidas profissionais, pois da mesma forma que a faculdade de pedagogia permitiu que as mesmas chegassem ao conhecimento teórico sobre educação, a servidão com a pastoral da criança também contribuiu com todo potencial prático do cuidar e educar.

O encontro seguiu em ritmo de reflexões e dinâmicas, com muitos diálogos divertidos e leves. Os participantes deixaram o local como um novo ânimo e desejo de alcançar novos horizontes.
Texto e Foto: Marcos Borges/Tribunadoreconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário