Prefeitura de Conceição do Almeida através da Secretaria Municipal de Saúde, foi reconhecida pelo trabalho de gestão e atuação das equipes de Atenção Básica de Saúde

O município de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, mais uma vez é destaque pelo seu modelo de gestão. Referência em atenção básica na região, dessa vez, a equipe da Secretaria de Saúde, representada pela secretária, Sueli Sobral, e a coordenadora da Atenção Básica, Josenilde Couto da Silva, foram convidadas para apresentar as experiências que melhoram a qualidade de assistência prestada na atenção primária por parte das equipes de saúde às comunidades no município, durante o Encontro Estadual da Atenção Básica, que aconteceu em Salvador, nos dias 5 e 6, últimos.
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou três projetos de sucesso. As experiências exitosas são relacionadas a Atenção Básica. “O município de Conceição do Almeida fez a inscrição de quatro experiências e três delas foram aprovadas e apresentadas aos participantes do evento. O relato do cultivo de fitoterápicos nas Unidades de Saúde da Família; a capacitação para implementação do Telessaúde, e a avaliação dos indicadores de saúde pactuados e/ou monitorados pela atenção básica”, disse Josenilde Couto, que coordena a Atenção Básica no município.
A participação dos gestores no evento foi importante para que as informações e os aprendizados executados em Conceição do Almeida sirvam de subsídios para uma melhor organização dos serviços em outras cidades da região e até do estado. E esse é o objetivo do evento, promovido pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), discutir e planejar estratégias de fortalecimento à Atenção Básica aprimorando sua atuação nos municípios baianos.
Projetos de sucesso

A  Prefeitura de Conceição do Almeida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi reconhecida pelo trabalho de gestão e atuação das equipes de Atenção Básica de Saúde. O Projeto de Cultivo de Fitoterápicos, por exemplo, já existe em seis USFs,  mas o piloto foi na Unidade de Saúde da Família Guilherme Trindade, localizada no centro da cidade.
Os projetos “Cultivo de Fitoterápicos nas Unidades de Saúde da Família”, ‘Capacitação para implementação do Telessaúde”, e “Avaliação dos Indicadores de Saúde Pactuados e/ou Monitorados pela Atenção Básica”, realizados nas Unidades Básicas de Saúde foram destaques como melhores práticas de Atenção Básica.
O município está avançando na área da saúde, buscando parcerias e investindo para que a população tenha uma saúde melhor e com acesso aos principais serviços e a Atenção Básica de Saúde é a porta de acesso aos serviços oferecidos à população. E o município sendo reconhecido confirma aquilo que a Prefeitura está fazendo desde o início da administração que é focar nas pessoas. Promovendo a prevenção e qualidade de vida visando melhorar a saúde das pessoas e com isso diminuir a fila dos hospitais. *Fotos Divulgação/Bacidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário