Sem vencer fora de casa há três meses, Leão tenta quebrar tabu

Em casa, voltou a rugir. Fora, se mantém tímido, sem mostrar as garras. Domingo (12), às 19h, o Vitória terá um grande desafio pela frente: encarar o Grêmio, em Porto Alegre. Junto com o jogo, vem a missão de quebrar um tabu que incomoda e está prestes a completar três meses.
Desde o dia 13 de maio, quando venceu o Vasco de virada, por 3x2, no Maracanã, o Leão não sabe o que é vencer fora de casa. Essa, inclusive, foi a única partida do Brasileirão que o rubro-negro conseguiu vencer longe do seu torcedor.
Foram nove vezes que o time entrou em campo, em diversos estádios espalhados pelo país. Venceu apenas uma, garantiu dois empates, contra Botafogo e Corinthians, e perdeu os outros seis confrontos, contra Atlético-MG, América-MG e Santos, além das três últimas derrotas expressivas, para São
Paulo (3x0), Bahia (4x1), e Atlético-PR (4x0).
O rubro-negro, dono da defesa mais vazada da competição, é também o time que mais sofreu gols longe dos seus domínios. Dos 32 que sofreu, 23 foram fora de casa (quase 72%).
O lado bom é que o ataque não se intima se não tem torcedor gritando pelo Leão nas arquibancadas. Dos 20 gols assinalados até aqui, quase metade foi como visitante: nove. E é bom calibrar o pé mesmo, porque o pelotão de frente deve ter um trabalho extra nesse duelo.
O Grêmio é um time que sofre pouquíssimos gols. Em 17 rodadas, foram apenas oito sofridos, sendo apenas metade desses diante do torcedor gaúcho. Não à toa, o tricolor ostenta a marca de dono da melhor defesa da Série A.
Outro detalhe importante: o time do Sul ganha força quando está em casa. O Grêmio tem dois gols a menos que o Leão no Brasileirão, mas, dos 18 gols que soma até agora, 12 foram feitos em Porto Alegre (66,6%).

ÚLTIMA VEZ
A última vez que o Vitória venceu o Grêmio foi em 2016, justamente em Porto Alegre, pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano. Depois, as equipes se enfrentaram outras três vezes, todas pela Série A. No mesmo ano os gaúchos venceram no Barradão, por 1x0. Depois, na competição do ano seguinte, o tricolor foi ao Barradão e emplacaram 3x1. No último encontro, pelo returno da competição, as equipes empataram em 1x1, no Sul.
No ano passado, o Vitória terminou a Série A como o segundo melhor visitante da competição, atrás apenas do campeão Corinthians. Fora de casa, o Leão somou 29 dos seus 43 pontos - foram oito triunfos, cinco empates e seis derrotas. (correio24horas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário