Prefeitura assina ordem de serviço para conclusão da UPA 24h nesta sexta (5)


A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus assina nesta sexta-feira (5) a ordem de serviço para conclusão das obras da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) 24h. O investimento, com recursos próprios é de aproximadamente R$ 600.000 (seiscentos mil reais). A conclusão é parte do Programa Acelera SAJ e mais um compromisso de campanha cumprido pela atual gestão. O ato acontece às 10h com saída às 9h da Secretaria de Saúde.

Desde o início da gestão o Prefeito Rogério Andrade e o Secretário de Saúde Leandro Lobo trabalham para resolver a situação da UPA. Em julho o prefeito esteve em audiência com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Brasília, e conseguiu a autorização para concluir a obra com recursos próprios.
A atual gestão não encontrou saldo em conta dos recursos que foram liberados pelo Governo Federal para a conclusão da obra pela gestão anterior. A conclusão evitará que o município seja penalizado com a devolução de R$ 2 milhões ao Ministério da Saúde.
A UPA é mais um reforço para a saúde de Santo Antônio de Jesus. O equipamento se soma a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, implantação de duas novas unidades de Saúde (Irmã Dulce e Cidade Nova II), além de reformas de USF’s (10 já entregues) e aumento dos investimentos em profissionais, equipamentos e medicamentos.
Como funciona a UPA?

A UPA é responsável por grande parte dos casos de urgência e emergência como: pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos hospitais. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema, detalham o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. Nas cidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.  ASCOM

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