Mãe Stella de Oxóssi será enterrada hoje em Salvador

Mãe Stella de Oxóssi vai ser enterrada no final da manhã deste sábado (29), em Salvador. A cerimônia está marcada para as 11h (12h de Brasília), no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O corpo da ialorixá, que é uma das mais importantes do país, será levado para o cemitério em um cortejo que vai sair, a partir das 9h, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que fica no bairro de São Gonçalo do Retiro, também na capital baiana. A distância entre os locais é de cerca de 7,5 km.
A ialorixá seria enterrada na cidade de Nazaré, no recôncavo da Bahia, mas o sepultamento foi transferido para a capital baiana após decisão da Justiça.
A ação judicial foi motivada por um impasse entre a companheira de Mãe Stella, Graziela Dhomini, e filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, fundado pela
líder religiosa, e familiares dela.
A decisão da Justiça saiu no início da tarde de sexta-feira (28), durante o velório da ialorixá, realizado na Câmara de Vereadores de Nazaré. A cerimônia era aberta ao público e contava com a participação de filhos de santo, que tiraram o corpo do local após saberem da determinação judicial. No local, o clima ficou tenso.
O corpo de Mãe Stella foi levado do velório direto para Salvador. Ao chegar na capital baiana, foi levado para uma funerária e, em seguida, transferido para o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro. No local, filhos de santo participaram de uma cerimônia em homenagem à ialorixá.
Mãe Stella morreu aos 93 anos, na quinta-feira (27), no Hospital INCAR, em Santo Antônio de Jesus, também no recôncavo da Bahia, onde estava internada desde o dia 14 de dezembro, quando deu entrada com uma infecção.


G1/Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário