Mais de 190 casos positivos para DSTs no Carnaval

Já foram 1.920 testes rápidos realizados, 17 pessoas foram diagnósticas como positivos para HIV, 159 reagentes para sífilis, além de três para hepatites virais. Esse é o balanço parcial do projeto Fique Sabendo contabilizado no penúltimo dia da folia em Salvador. Até às 22h desta última segunda (4) de Carnaval, cerca de 480 pessoas procuraram o serviço, com maioria do sexo masculino. O posto da Rua Dias D’Ávila, na Barra, foi o local que mais realizou testes (1.068), seguido da unidade do Multicentro Carlos Gomes (852). As unidades funcionam até hoje (05), das 9h às 21h, no Centro, e das 12h às 22h, na Barra.

Aqueles que forem diagnosticados como sorologia positiva receberão assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Proteção – Desde o início do Carnaval até a manhã desta terça (05), equipes da SMS já distribuíram um pouco mais de um milhão de preservativos masculinos nos circuitos oficiais da festa.
Este ano, a SMS está disponibilizando ainda a “pílula do dia seguinte” para as mulheres que tenha tido relações sexuais consentida sem proteção anticoncepcional ou camisinha. De quinta-feira (28) até esta segunda (04), nove usuárias buscaram os postos para administração do contraceptivo.

*Varela Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário