Feira de Santana é a 14ª cidade mais violenta do mundo e a 4ª do Brasil

Apesar dos esforços das polícias Civil e Militar no combate ao crescimento do índice de homicídios, Feira de Santana ainda aparece entre as 50 cidades mais violentas do planeta, segundo o estudo anual da organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México.
A pesquisa divulgada recentemente avalia os índices de violência em cidades do mundo inteiro com mais de 300 mil habitantes. Segundo o levantamento, Feira de Santana é a 14ª cidade mais violenta no ranking das 50 cidades, por possuir uma taxa de 63,29 de para cada 100 mil habitantes – mais violenta também que 10 cidade do Brasil. No ano passado a cidade ocupava a 19ª posição e em 2017 foi a 15ª.
O dado leva em consideração o índice de homicídios registrados em 2018. Quatorze cidades brasileiras aparecem no ranking. O Brasil é o segundo com o maior número de cidades listadas, sendo que no ano passado era o primeiro.
Neste ano, o país com o maior número de lugares na lista é o México, que sedia as duas cidades mais violentas no mundo Tijuana e Acapulco, com taxa de homicídio de 138,26 e 110,50 para cada 100 mil habitante respectivamente. A ONG ressalta que o Brasil tem uma população 67% maior que a do México e possui um maior número de cidades, diferenças que acentuam a gravidade da violência urbana no México.
Com relação as cidades brasileiras, Feira de Santana é a quarta mais violenta. As três primeiras são as capitais Natal, Fortaleza e Belém. As cidades de Campina Grande, Porto Alegre e Vitória, que fizeram parte do ranking 2017 saíram da lista deste ano. A pesquisa revela também que as cidades de Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus e Natal tiveram quedas significativos na incidência de homicídios em relação a pesquisa anterior.


*Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário