Deputado quer cirurgiões-dentistas em UTIs de hospitais

O deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) apresentou seu projeto de lei que pretende garantir a presença de cirurgiões-dentistas nas UTIs de hospitais baianos, defendendo que uma boa saúde bucal pode encurtar tempos de tratamentos, previnir doenças e infecções e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
"Apesar de não parecer, até mesmo órgãos como o coração sentem os efeitos de uma boca saudável ou que precisa de cuidados urgentes", apontou Veiga.
A presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar, Drª Andrea Figuereido, que se reuniu com o deputado, também destacou a importância de cirurgiões-dentistas nas UTIs da Bahia.
“Segundo pesquisas do Hospital Albert Einstein, a inclusão do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional do transplante de medula óssea foi capaz de diminuir por volta de 5 dias o tempo de internação. Além disso, reduziu em 50% a necessidade de morfina para controle da dor e apresentou duas vezes menos necessidade de alimentação parenteral, diminuindo consideravelmente o risco de infecções bacterianas num ambiente de risco”, afirmou Figuereido.


*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário