Entrevista online ganha força no mercado de trabalho

As entrevistas online estão cada vez mais frequentes no mercado de trabalho. Elas economizam tempo, dão agilidade no processo, reduzem custos com deslocamento e oferecem maior aproveitamento do momento presencial, além de ser um meio sustentável. O fato de ser online não deve ser motivo para o candidato relaxar. Igual como na entrevista presencial, é fundamental se preparar para contar pontos positivos na seleção. Não cuidar da imagem pessoal, atraso no horário marcado, uso de internet instável, locais com ruídos e uso de fones de ouvidos são os grandes erros cometidos pelos aspirantes.
“O candidatado deve garantir uma boa conexão com a internet. É importante testar com antecedência o microfone, a câmera e se o software escolhido para realizar a vídeo chamada funciona bem em seu telefone ou computador. É fundamental também pesquisar sobre a empresa contratante, entendendo o seu negócio, o mercado em que ela atua e um pouco de sua história. Encare essa entrevista como se ela fosse presencial e garanta pelo menos que a parte visível na câmera esteja apresentável para o recrutador”, esclarece a psicóloga e recrutadora Rosana Mello, diretora da Ello Pessoas e Negócios.
Ela informa também que deve-se ter muito cuidado com a postura durante a seleção. “Fazer a entrevista deitado ou sentado de qualquer jeito, nem pensar. Entenda que é uma conversa normal, por mais que exista a distância e, muitas vezes, o medo de falar para uma câmera, tente encarar a conversa como se ela fosse habitual. Se você não estiver seguro, treine com um amigo”, explica Mello. 

Modelo novo
Nos EUA, a entrevista de emprego virtual acontece há mais de 10 anos. No Brasil, o método já é utilizado também há alguns anos nas grandes metrópoles. Na Bahia, as empresas de RH já estão começando a atuar com essa tendência de mobilidade.
Voltada para o futuro, há dois anos no mercado de gestão de pessoas, a empresa Ello Pessoas e Negócios, aposta na entrevista virtual via whatsapp para recrutar os seus candidatos, trazendo inovação ao processo seletivo.
Esse movimento é uma realidade forte nas empresas, entretanto as entrevistas presenciais seguem como parte do procedimento. A entrevista virtual é um acelerador das etapas, antes da contratação o candidato deverá se apresentar pessoalmente para o recrutador e o contratante. Na Ello, a primeira etapa é feita virtualmente e as demais presencialmente. “Realizamos o contato por telefone para apresentar a vaga e agendar a entrevista de vídeo. Depois o candidato recebe via whatsapp card da vaga e protocolo de entrevista de vídeo. Em seguida fazemos a chamada de vídeo que dura entre 10 a 15 minutos e checagem de perfil. Agendamos a entrevista por competências com o empregador da vaga e finalizamos com a avaliação psicológica”, explica Mello.


*Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário