Segundo estudo, Nordeste foi a região onde a violência mais recuou no primeiro semestre

O Nordeste foi a região brasileira que mais reduziu os índices de violência no primeiro semestre de 2019, segundo levantamento do portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP. O resultado da pesquisa foi divulgado neste último domingo (01) e apontou que as taxas de homicídio no período caíram 27%, maior inclusive que a média nacional, que foi de 22%.
De acordo com o estudo, a tendência de queda nos números de mortes violentas na região, começaram a ser percebidos no ano passado.
Em 2016, quando aconteceu uma guerra dentro das cadeias entre as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), que gerou uma onda de violência nos estados do Norte e Nordeste.
Por conta dos conflitos, 2017 começou violento, com rebeliões em presídios do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. Foi o ano mais violento da história do país, batendo o recorde de 2016. Como resposta, em 2018, o governo Temer tomou medidas como vigiar de forma mais intensa os lideres das organizações criminosas que estavam presos e a transferência deles para presídios federais.


*Varela Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário