Copo descartável é usado em recém-nascido para substituir máscara de oxigênio

Um recém-nascido foi filmado com um copo descartável no rosto, substituindo uma máscara de oxigênio, no Hospital Municipal de Biritinga, no nordeste da Bahia.
Segundo relato dos familiares, o bebê nasceu no último dia 4 de outubro, com problemas respiratórios, e precisou passar por um procedimento de reanimação.
De acordo com informações do blog Augusto Urgente, uma tia da criança contou que o hospital não tinha o aparelho e o médico fez de tudo para salvar a vida da criança, usando um copo descartável no lugar da máscara.
Ainda de acordo com a publicação, funcionários e pacientes do hospital reclamam que faltam materiais básicos no hospital, como gaze, esparadrapo, álcool e até roupa de cama.

A Prefeitura Municipal de Biritinga se posicionou sobre o caso através do Facebook, negou a falta de material no hospital e disse que o copo descartável foi usado por conta do tamanho do bebê.
“A Unidade Mista de Saúde não é um hospital de alta complexidade e se ele fosse esperar a transferência do bebê, ele poderia morrer. Não há qualquer falha do hospital ou da gestão nesse sentido”, disse o perfil oficial da Prefeitura.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Município informou que o dispositivo ventilatório não estava montado para uso na sala de parto, pois havia sido usado em uma intercorrência anterior. “Foi improvisado o fornecimento da oxigenioterapia de forma transitória com o copo descartável até a equipe realizar a desinfecção do dispositivo ventilatório”, justificou.
Recentemente, o município de Biritinga ganhou destaque nacional após denúncias de salários atrasados dos servidores municipais.


*Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário