Estudo da Ufba aponta que óleo que atinge praias do Nordeste vem da Venezuela

O petróleo que atingiu o litoral de todos os estados do Nordeste veio da Venezuela, segundo o que aponta um estudo realizado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em coletiva, nesta última quinta-feira (10), a diretora da entidade, a pesquisadora Olivia Oliveira, divulgou os resultados da pesquisa, que comparou sete amostras coletadas em Sergipe e duas na Bahia. “Nossos estudos agroquímicos evidenciam que o óleo é proveniente de uma bacia da Venezuela. Foram diversas análises geoquímicas, a partir da coleta dessas amostras. Esse trabalho realmente revelou que se trata de um petróleo produzido na Venezuela”, explicou a profissional.
“Se parece muito com petróleo cru. Mas não deixamos a possibilidade de ser bunker, combustível de navio. Seria um óleo mais pesado. Um óleo mais de resíduo. Mas ainda não temos a real certeza. O óleo apresentava uma certa degradação. Pode ser um óleo cru, como poderia ser bunker, onde a parte crua, onde a parte do diesel que é utilizada com esse bunker foi evaporada”, completou.
Apesar do estudo, o governo venezuelano nega que o petróleo tenha vindo do país. Segundo o comunicado enviado à imprensa, não existem evidências de vazamentos em campos de petróleo no país que possam ter causado algum dano ao ecossistema do Brasil. Na quarta (09), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que o óleo estava vindo “muito provavelmente” da Venezuela.


*Varela Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário