Governo federal vai reconhecer situação de emergência na Bahia por conta de óleo

Ministro da Integração Regional, Gustavo Canuto afirmou nesta última segunda-feira (21) que o governo federal reconhecerá nesta terça-feira (22) o pedido de situação de emergência feito pela Bahia por conta do vazamento de óleo que atinge praias do estado e dos demais estados do Nordeste (leia mais aqui). A confirmação do reconhecimento sai no diário oficial desta terça.
“Hoje foi conhecido sumariamente o pedido de situação de emergência aqui da Bahia. Isso vai ser publicado amanhã, que possibilita que seja apresentado um pedido para que a gente faça o repasse de recursos federais”, afirmou à imprensa.

Canuto ainda reafirmou a dificuldade de monitorar as manchas de óleo e disse que a União precisa ser mais “rápida e efetiva” na limpeza do poluente. “A gente não consegue prever a chegada do óleo novo numa praia porque você não consegue ver na superfície, só quando atinge a praia que ele é visível e conseguimos trabalhar. Então, temos que ser mais rápidos e efetivos na limpeza. Tem que ter uma operação muito bem montada. Algumas ações, inclusive, já foram apreendidas. Inclusive, já há um sistema por celular que permite que você coloque e cadastre qual a situação, qual praia está contaminada”, disse.


*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário