Ibametro: 50% dos fios e cabos elétricos são reprovados em inspeção

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), realizou inspeções em fios e cabos elétricos em diversos bairros de Salvador e constatou que 50% dos produtos analisados foram reprovados.
Segundo o órgão a compra desses tipos de mercadoria de baixa qualidade pode até mesmo gerar o risco de incêndios em alguns casos. A verificação foi possível graças a um novo aparelho chamado microhmímetro, que garante mais precisão nas observações.
Em dois dias de fiscalização em lojas dos bairros da Liberdade, Suburbana e Iapi, o Ibametro fez apreensão cautelar de 10 rolos de fios e cabos elétricos, após a realização do pré-teste ‘in loco’. As amostras coletadas foram levadas ao laboratório para ensaios definitivos, sendo 50% do material reprovado. Houve ainda reprovação de produtos, devido ao registro suspenso junto ao Inmetro.
Os estabelecimentos foram notificados, e todo material irregular foi apreendido para destruição apropriada pelo Ibametro. As multas podem chegar a R$1,5 milhão, a depender de cada caso.


*Varela Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário