I FESTIVAL DE DANÇA DA ESCOLA SENHOR DO BONFIM


A dança é uma das formas de comunicação mais antiga utilizada pelo homem, sendo fundamental na representação de valores e costumes de uma sociedade. Através da dança reconhecemos a diversidade cultural espalhada pelo nosso país e pelo mundo. 
Dessa forma, e tendo em vista a importância da dança na escola como instrumento de socialização para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, a Escola Senhor do Bonfim desenvolveu o projeto do I Festival de dança com os alunos do 6º ao 9º ano. 
Durante a execução do projeto diferentes aspectos relacionados a dança, que dialogam com outras áreas do conhecimento, formam trabalhados em sala de aula: corpo, mente, afetividade, relações interpessoais, (re)leituras envolvendo diferentes linguagens para a montagem da coreografia de cada equipe. Os alunos formam os principais atores em todo o processo. 
No dia 13 de novembro aconteceu a culminância desse projeto com a apresentação de cada grupo no I festival de dança, realizado no Cine Teatro Rio Branco. Toda a comunidade escolar estava presente assim como outras escolas do município que foram prestigiar o trabalho dos alunos da escola Senhor do Bonfim. 
Cada coreografia apresentada foi um show de criatividade e talento. A plateia, encantada, vibrava com cada apresentação.
O tema escolhido, Disney e Marwel, envolveu a fantasia própria das construções ficcionais que ganhou uma releitura contemporânea com aspectos da vida moderna e do universo adolescente.
O que falar dos heróis que encontraram espaço nos heróis contemporâneos refletidos nos alunos e alunas que vencem as dificuldades de cada dia na busca de dias melhores? E a cinderela negra? Nos percebemos representados nos príncipes, princesas e heróis negros. Refletimos que as princesas de hoje vão à luta e não mais esperam pela salvação presas em seus castelos. O herói da contemporaneidade não tem poderes mágicos. Eles vencem, com garra e persistência, os conflitos diários que a vida moderna impõe.  

Assim, os alunos experimentaram que dança não é só o corpo se deslocando no espaço. Dança é arte; dança é cultura; dança é espaço de reflexão e ação; dança é conhecimento.
Sim... Nossos alunos podem e podem muito! O caminho para a mudança é a educação!
Fonte e Fotos: Prof. Cristiane





































Nenhum comentário:

Postar um comentário