Ministério da Saúde lança campanha de prevenção à obesidade infantil

O Ministério da Saúde lançou a campanha "1, 2, 3 e já! Vamos prevenir a obesidade infantil". A campanha é focada na prevenção e objetiva incentivar as crianças a seguir os três passos: alimentação saudável, atividade física e brincadeiras longe das telas da televisão, celular e jogos eletrônicos.
A campanha foi lançada durante a abertura do Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e o 5° Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Na cerimônia de abertura, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que o país tem evoluído na regulamentação da indústria e propaganda e no incentivo à alimentação saudável.

De acordo com os dados do ministério, três de cada 10 crianças de 5 a 9 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão acima do peso, um total de 4,4 milhões. Do total de crianças, 16% (2,4 milhões) estão com sobrepeso, 8% (1,2 milhão) com obesidade e 5% (755 mil) com obesidade grave. Abaixo de 5 anos, são 15,9% com excesso de peso. “Essas crianças, tendo uma saúde debilitada agora, com sobrepeso e obesidade, têm o risco de ter câncer aumentado em 40%, e maior risco de doença cardiovascular." disse Mandetta. "Uma campanha contra a obesidade infantil é de extrema importância para a saúde no futuro, em um país que vai envelhecer e vai depender do sistema público de saúde”, completou.
O ministro informou que a campanha será multimídia e vai utilizar datas comemorativas para levar o assunto ao debate público ao longo de 2020. Também foi lançado um guia alimentar atualizado para crianças brasileiras menores de 2 anos.


*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário