'Alérgica' a risadas: jovem com doença rara desmaia toda vez que ri

Como você reagiria se soubesse que não pode mais dar risada? Desconfortável? Triste? Esta é a realidade de Billie Hodgson. A britânica de 17 anos sofre de cataplexia, um distúrbio cerebral incomum que desencadeia uma súbita paralisia muscular quando ri. De acordo com o site Dailymail, além do riso, a doença pode ser provocada por excitação, raiva ou surpresa.
Em entrevista ao Dailymail, Billie Hodgson contou que reduziu o tempo que passa com os amigos porque se sente culpada por não serem eles mesmos ao seu redor. “Meus amigos tentam não ser engraçados e, se me fazem rir, sentem que precisam se desculpar".
Durante a paralisia muscular, Billie contou que fica consciente, mas não consegue falar ou responder nada. "É tão difícil explicar como é a sensação quando eu desmaio, é como se você não tivesse controle sobre seu corpo - eu não tenho controle sobre o que está acontecendo", desabafou a jovem.
Ainda segundo o site, a doença tem relação com narcolepsia do distúrbio do sono, que afeta a capacidade do cérebro de regular o ciclo normal do sono. O problema afeta cerca de 22.500 britânicos.

Mais sobre a doença
O desenvolvimento da cataplexia pode ter relação com a falta do hormônio hipocretina, que é um neurotransmissor que regula a excitação, vigília e apetite.
Os ataques de cataplexia variam em gravidade, com episódios leves, resultando em queda de músculos faciais ou pálpebras, fala arrastada e visão dupla. Ataques mais graves podem envolver um colapso total do corpo.
De acordo com o Dailymail, as crises geralmente duram menos de dois minutos e podem durar apenas alguns segundos.


*iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário