Emojis do Whatsapp guardam curiosidades; confira algumas

Disponíveis para os usuários do Whatsapp, os emojis são usados corriqueiramente nos chats do aplicativo. A lista de desenhos é atualizada com alguma frequência pela Unicode, empresa que padroniza e regulamenta o uso das reações, incluindo novos desenhos, variações de tons de pele e gênero, entre outras coisas.
Os emojis tem algumas curiosidades no que se refere ao significado e criação deles. Quem nunca, por exemplo, viu alguém que achava que as duas mãozinhas batendo significa algo religioso, e não um simples toque de mãos (o "high five")? A TechTudo separou uma lista de seis curiosidades relacionadas aos emojis. Confira abaixo:

1. Placa misteriosa
O novo catálogo de emojis, divulgado já para 2020, tem uma placa com escritos. A grafia não é clara e não se sabe ao certo o significado do desenho. Usuários entenderam coisas como "come over", "come on" ou "carry on", mas nada é comprovado como o real desenho.

2. Gota de sangue
Emoji lançado em atualização de 2019, a gota de sangue teria um duplo significado, de acordo com a Emojipedia, plataforma que referencia e padroniza as relações de emojis disponíveis a cada atualização. Seria um desenho de conscientização à doação de sangue e a uma campanha da instituição Plan International UK em relação ao estigma da menstruação.

3. Empresas como Google, Apple e Microsoft sugerem emojis
A inclusão vem sendo algo abraçado através dos emojis, devido a grande diversidade de consumidores das plataformas digitais. Com isso, empresas mundiais e ligadas ao Whatsapp de alguma forma, como Google, Apple e Microsoft sugerem desenhos, que são analisados por comitês e lançados ocasionalmente. Pessoas com deficiência auditiva, visual ou motora são alguns dos desenhos sugeridos pela Apple, por exemplo.

4. Você pode sugerir emojis, mas processo de escolha é longo
É possível dar sugestão de emojis para o consórcio Unicode, que trata da padronização das reações. Basta mandar um email com a ideia de desenho e explicar as razões. A partir daí, um comitê avalia a proposta, que são em sua maior parte recusadas. Se aprovado, é feita a codificação universal e empresas que utilizam os emojis (Google, Facebook, Twitter, etc) tem acesso às listas de desenhos candidatos. O processo leva cerca de um ano ao total.

5. Brasileiros já tentaram criar um emoji de capivara
Se o acesso é liberado, é claro que brasileiros já buscaram a possibilidade de adicionar nomes à lista. Em 2018, uma professora do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) decidiu sugerir a criação de um emoji de capivara. Ela entrou em contato com o mensageiro do Whatsapp, que afirmou não cuidar da criação dos emojis. Ela então fez o pedido formal para a Unicode, mas não teve sucesso até o momento.

6. Emojis variam de sistema para sistema
Essa você já deve ter reparado, se alguma pessoa próxima a você usa um sistema operacional diferente do seu. Apple, Microsoft, Google e Samsung têm variações no mesmo emoji entre si. Mas essas diferenças vêm sendo diminuídas conforme cada atualização, para que não gere interpretações diferentes do mesmo emoji.


*iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário