Pesquisadores da USP desenvolvem projeto de ventiladores mecânicos 15x mais baratos

Visando atender às emergências em pacientes atingidos pela covid-19, pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo o projeto de um ventilador pulmonar mecânico que poderá ser produzido por fabricantes autorizados.
Contudo, o projeto permitirá que o equipamento seja produzido por R$ 1 mil, ao contrário do que acorre atualmente no mercado, em que o equipamento custa cerca de R$ 15 mil. “Por suas características, o projeto irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas”, afirma o engenheiro Raul Gonzalez Lima, coordenador de um grupo de cerca de 40 pessoas que estão envolvidas na iniciativa

“Nosso projeto oferece as funcionalidades consideradas necessárias ao tratamento da covid-19 aliadas à simplicidade e à velocidade de manufatura”, diz, ao explicar que as peças que constituem o equipamento, na sua maioria, podem ser adquiridas no mercado de fabricantes nacionais. A instituição será a responsável pelo projeto, mas não pela fabricação, que deve ser feita por empresas com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

*BahiaNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário