Ronda Maria Da Penha completa cinco anos com mais de 200 prisões na Bahia

Especializada no combate à violência contra a mulher, a Operação Ronda Maria Da Penha (ORMP) da Polícia Militar completa, neste último domingo (8), cinco anos de existência com mais de 27 mil fiscalizações e 24 mil rondas preventivas. A unidade, inaugurada em 2015, já está presente em 14 cidades baianas.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), até 2019 foram concedidas pela justiça 27.065 medidas protetivas para as mulheres vítimas de agressão, efetuadas 24.083 rondas preventivas, realizadas mais de 2.200 palestras e eventos voltados para conscientização de agressores e empoderamento de vítimas além de efetuadas 271 prisões em flagrante.
Além do atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência, a unidade da PM também oferece cursos como o 'Ronda Para Homens', voltado para educar o público masculino, combater a cultura do machismo e quebrar o ciclo de violência doméstica, projeto premiado desenvolvido por um dos policiais que atuam na especializada.

De acordo com a major PM Denice Santiago, comandante da OPRMP, a unidade também busca atuar em rede para reforçar e ampliar o combate. "A luta contra o machismo, que é uma doença social, só pode ser curada se toda a sociedade se curar", enfatizou. O serviço também é oferecido ao público externo.
A Ronda está presente na capital baiana e em outros 13 municípios sendo Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Sobradinho, Guanambi, Sobradinho e Barreiras.


*Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário