Cerca de 41 vacinas contra coronavírus estão sendo desenvolvidas

Em meio à pandemia que já causou mais 60.000 mortes no mundo, instituições de pesquisa e a indústria farmacêutica correm contra o tempo para encontrar uma vacina para o novo coronavírus. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos 41 vacinas estão em desenvolvimento hoje, e duas já estão em avaliação clínica, com teste em humanos, nos Estados Unidos e na China.
No entanto, especialistas previnem que ainda é preciso um a dois para que a vacina esteja disponível, devido aos rígidos protocolos que devem ser seguidos para comprovar sua eficácia e segurança.
O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, explica que, em momentos críticos, a etapas podem não ser inteiramente respeitadas.
"Há muitas vacinas candidatas contra o coronavírus, mas muitos desafios também. O primeiro deles é como lidar com os diversos degraus de um processo de desenvolvimento, da fase 1 até a fase 4. Em um momento crítico, essas fases talvez não possam ser inteiramente respeitadas", destacou.

*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário