Operadoras de telefonia vão disponibilizar dados de deslocamento de usuários para o governo

As maiores operadoras de celular país informaram ontem (2) que vão oferecer uma solução tecnológica para que o governo consiga monitorar a mobilidade das pessoas durante a pandemia do coronavírus. A ação envolve as operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
Serão informados os deslocamentos diários, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação.
Os dados serão enviados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações. Segundo as operadoras, o tratamento dos dados segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.

“As operadoras desenvolverão ainda aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus. A iniciativa poderá evoluir também para convidar outras empresas, universidades e start ups para participar, agregando mais dados anonimizados e estatísticos ao data lake, ou até para o desenvolvimento de outros aplicativos e casos de uso”, diz nota da associação.

*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário