Prefeito de Vera Cruz diz que centro da covid-19 vai ser no HGI e Sesab afirma que unidade de atendimento exclusivo é a UPA de Mar Grande


Falta de diálogo ou de informação? O Blog da Ilha de Itaparica quer saber, afinal de contas, onde vão ser tratados os pacientes do novo coronavírus na Ilha de Itaparica. Indagada há duas semanas sobre o centro de referência regional no enfrentamento da pandemia - anunciado pelo governador Rui Costa (PT), a Secretaria Estadual de Saúde respondeu na noite desta sexta-feira (24), por meio de sua assessoria de comunicação, que "De acordo com o planejamento, a UPA 24h de Vera Cruz foi transformada em uma unidade para atendimento exclusivo de Covid-19. Caso haja necessidade de transferência para alguma unidade hospitalar, o paciente será transferido para alguma unidade de referência". Traduzindo para bom português, o tal centro de referência regional ficaria mesmo no éter do discurso político e o que funcionaria - aliás, já está funcionando - seria a UPA em Mar Grande como "unidade de atendimento exclusivo de covid-19" que, aliás, acolheu ontem seu primeiro paciente, encaminhado hoje pela manhã para o Hospital Espanhol, em Salvador. 


Muito bem. 
Fomos surpreendidos com postagem do prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius (MDB), agora há pouco, afirmando que a proposta anterior, por ele mesmo anunciada no dia 13 de abril, está ajuizada e de pé: "Logo no início da semana estarei recebendo os técnicos da SESAB, para conferência final das instalações do nosso Hospital estadual HGI, que vai concentrar os leitos para coronavírus, e Hospital Municipal Maria Amélia, que já está apto a concentrar a maternidade". 
Das duas, uma: ou a Sesab está passando informação errada ou o prefeito de Vera Cruz sabe mais do que ela sobre as decisões do Estado pertinente à covid-19 na ilha. 
Enquanto isso, vamos aguardar os próximos capítulos dessa emocionante novela, com o coronavírus já presente na ilha exigindo traslados para Salvador. 

Redação/Agência Guanabara-Kirimurê
Imagem: Reprodução/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário