Sem novos casos de Covid-19, Fernando de Noronha anuncia reabertura de praias a moradores

As praias da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha vão ser reabertas para o uso dos moradores da ilha a partir dessa segunda-feira (25). O anúncio foi feito neste último domingo (24), pelo administrador, Guilherme Rocha. Desde 22 de abril, a ilha não registra novos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entre moradores.
Noronha registrou, desde o começo da pandemia, 28 pacientes com Covid-19, mas todos tiveram cura clínica. Segundo a administração, os casos suspeitos que eram investigados foram descartados.

Para utilizar as areias, os moradores vão precisar seguir normas como a proibição de aglomerações com mais de cinco pessoas e respeitar o distanciamento físico de 2 metros. Também não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas.

As praias do Parque Nacional Marinho, como Sancho, Leão, Atalaia e Sueste, permanecem sem visitação por determinação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A área é federal e foi fechada para moradores e turistas desde o dia 17 de março.

Segundo o administrador, as regras são baseadas em experiências internacionais. “Os critérios apresentados foram baseados em experiências bem-sucedidas ao redor do mundo. Países como Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Portugal, Grécia e alguns locais dos Estados Unidos já deram esse passo, o que nos permite aprender com erros e acertos”, informou Guilherme Rocha.
Os moradores podem utilizar as praia do Porto de Santo Antônio, Cachorro, Meio, Boldró, Conceição, Americano, Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre. Fernando de Noronha segue fechada para o turismo por tempo indeterminando. 
A Administração da Ilha também informou que as medidas serão reavaliadas após 15 dias.

Segundo o governo, o plano de abertura gradual das praias também é condicionado aos resultados das pesquisas epidemiológicas em andamento. Existe a possibilidade de mudanças ou até a volta da interdição, em caso de descumprimento das medidas. As praias ficam liberadas das 8h às 16h.

Confiras as regras para utilização das praias
  • Fica permitida a realização de atividades físicas individuais sem contato físico,
  • Fica permitida a realização de atividades náuticas individuais sem contato físico (natação e surfe),
  • Fica permitida a prática de atividades esportivas, para até quatro pessoas, desde que não haja contato físico,
  • Fica proibida a realização de qualquer atividade de comercio,
  • Fica proibido o uso de guarda-sóis, toldos e afins,
  • Fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e
  • Fica proibido aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de 2 metros entre as pessoas.


Casos de Covid-19
Apesar de não registrar casos entre os moradores, 12 servidores de serviços essenciais dos 31 que chegaram a Fernando de Noronha no dia 17 de maio testaram positivo para Covid-19. Eles haviam realizados exames antes de embarcar e aguardaram na ilha, isolados, pelo resultado.

Todos retornaram ao continente. Além desses trabalhadores, um bombeiro que teve contato com os infectados com a Covid-19 também deixou a ilha.

Neste último domingo (24), Pernambuco registrou mais 973 pessoas com Covid-19 e 2.046 recuperados da doença. Com isso, o estado totaliza 27.759 casos já confirmados e 6.694 pessoas curadas. Também foram confirmadas mais 56 mortes, chegando a 2.200 óbitos pela doença.

*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário