Governo da Bahia atualiza portal da transparência e disponibiliza ferramentas que permitem acesso a dados do Covid-19

O governo do estado atualizou, nesta última segunda-feira (22), o Portal Transparência Bahia, e disponibilizou um painel de BI (Business Intelligence) que permite ao cidadão acesso completo e customizado aos dados sobre as contratações emergenciais realizadas pelos órgãos do Executivo para o combate à pandemia da Covid-19.

De acordo com o governo, a criação do novo canal é resultado da determinação do governador Rui Costa por máxima transparência.

Na plataforma, segundo o órgão, é possível customizar as pesquisas sob três diferentes perspectivas: uma visão consolidada sobre a quantidade e o montante do conjunto das contratações realizadas; uma visão analítica listando todas as contratações, incluindo contratante, contratado e valor em cada caso; e uma visão detalhada, na qual o usuário pode acessar todas as informações de determinada contratação ou aquisição, inclusive pagamentos, podendo também ter acesso à íntegra do instrumento contratual.

A ferramenta permite também a exportação dos dados, pelos usuários, para planilha ou formato de dados abertos.

De acordo com a Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz) que gerencia o Portal Transparência Bahia, as informações são extraídas do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan) e do Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços (Simpas), e refletem os dados lançados nestes sistemas corporativos pelos órgãos contratantes.

Segundo informações da AGE, o novo Portal Transparência Bahia também dá acesso a notícias, contratações e doações no âmbito da Secretaria da Saúde, leis e decretos e boletins epidemiológicos. Também é possível verificar dados do quantitativo de infectados e óbitos distribuídos por faixa etária, sexo, município e distribuição e índice de ocupação dos leitos.

*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário