Número de brasileiros que sentiram sintomas de coronavírus caiu em junho

O número de brasileiros que sentiram sintomas do novo coronavírus caiu em junho, apesar do aumento frequente de casos confirmados da doença. Dado é parte da pesquisa PNAD Covid-19, levantamento criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criado especialmente para acompanhar os efeitos da pandemia.

De acordo com o levantamento, 15,8 milhões de brasileiros se queixaram de sintomas gripais no início de junho. A diferença é de 6,3 milhões a menos que na semana anterior. Quando comparado com o início de maio, a queda é de 11 milhões.

Diminuição também no número de pessoas que buscaram atendimento médico após apresentar algum sintoma. Entre esse grupo, 2,8 milhões buscaram atendimento médico – 877 mil pessoas a menos do que na semana anterior.

Desse total, 85% foram para unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os que buscaram atendimento em hospital – público, particular ou ligado às Forças Armadas – na primeira semana de junho, 121 mil ficaram internados. Diferença é de 6 mil pacientes em comparação à semana anterior.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, ponderou que cresceu o grupo de pessoas que procuraram atendimento após sentir algum sintoma. “Na primeira semana de maio, 13,7% das pessoas com sintomas procuraram atendimento. Esse percentual foi subindo até chegar a 17,5% na primeira semana de junho”, explicou.

A PNAD Covid-19 foi realizada por telefone em 48 mil domicílios, por semana. Ao todo, 193 mil domicílios participaram da pesquisa. Números de maio indicam que mais de 4 milhões de brasileiros relataram ter sentido mais de um sintoma da Covid-19.

*Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário