Muito utilizado durante pandemia, fones de ouvido podem trazer a audição; confira os cuidados necessários

As mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus em todo o mundo trouxeram novos cuidados que devemos tomar tendo em vista a nossa saúde, além obviamente da preocupação com a doença ocasionada pelo vírus. Com a proibição de aglomerações, profissionais e até mesmo estudantes passaram a utilizar as ferramentas online para realizar suas reuniões e aulas.

Com a utilização das videoconferências, consequentemente a utilização de fones de ouvido aumentou bastante. Com o intuito de instruir melhor a população em relação ao uso desse acessório, a reportagem do Varela Notícias entrou em contato com o doutor Edson Bastos, professor da disciplina de otorrinolaringologia da UFBA.

O doutor afirmou que o uso do fone de ouvido com um volume muito alto pode acabar prejudicando a audição da pessoa. “O que seria um volume muito alto? Aquele volume que você não consegue ouvir os sons do ambiente então o recomendado é que seja utilizado com um volume médio ou baixo, que você possa escutar também o som do ambiente”, afirmou.

Apesar dos possíveis danos ao aparelho auditivo causados pelos fones, o doutor descartou a possibilidade de uma pessoa ficar surda devido à utilização do utensílio. “Não é possível ficar surdo, de forma nenhuma, o que pode acontecer são perdas nas frequências agudas, mas nunca ficar surdo”, explicou.

São dois os possíveis danos causados pela má utilização do acessório. “O primeiro dano é nas células do ouvido interno, as células que fazem a percepção do som, que inicialmente acomete as frequências agudas. O outro dano que pode ocorrer é no canal do ouvido externo, pois o fone abafa, e com isso aumenta a temperatura e a umidade do conduto auditivo externo, então pode favorecer as chamadas otites externas, que nada mais são do que inflamações na parte externa do ouvido”, disse o doutor.

Para evitar que esses danos sejam causados, o doutor nos explicou que é necessários realizar pequenas pausas no uso do acessório para das um descanso ao ouvido. “O ideal é que se faça um repouso acústico. Então se você usa ali uma hora o fone, dê meia hora, 40 minutos de descanso, isso é importante para evitar um dano maior. O repouso também é importante para que haja uma ventilação no ouvido externo, que entre luminosidade, isso faz com que se mantenham uma boa fisiologia do ouvido externo”, explicou.

O doutor ainda deu mais um dica referente à higienização do acessório durante esse período de pandemia da Covid-19. “O que nós recomendamos também nesse ponto de vista é a grande higiene, tanto das mãos, como dos fones de ouvido para não ser um veículo de transmissão do vírus”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário