Pacientes recuperados podem desenvolver quadro de síndrome pós-Covid, diz pesquisa

Pacientes que se recuperaram do coronavírus podem manifestar uma condição chamada de síndrome pós-Covid-19. Segundo um grupo de pesquisa do Brasil, liderado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), uma tarefa como subir escada pode se tornar um obstáculo.

De acordo com o neurologista Gabriel de Freitas, pesquisador do IDOR e da Universidade Federal Fluminense (UFF), os sintomas são inexplicáveis e em alguns casos podem ser incapacitantes. Segundo ele, estes tipos de disturbios podem não ser identificados nos exames, mas estão lá e não são “coisa da cabeça de hipocondríacos”.

Alguns pacientes apresentam quadro semelhante ao da fadiga crônica, que apesar de ainda mal compreendida, se sabe que é associada a distúrbios no sistema nervoso central. A fadiga apresenta sintomas como dor muscular, dor nas juntas e hipersonia.

“Tenho visto pacientes pós-Covid com fadiga crônica e dores neuropáticas. Não sabemos porque acontece, quais pacientes são mais vulneráveis e qual o percentual de pessoas que tiveram Covid-19 é suscetível a ter esse tipo de acometimento. Mas ele existe e pode se tornar um problema para muita gente”, afirmou o neurologista. As informações são do Jornal O Globo.

*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário