SAJ: Prefeitura apresenta plano para reabertura das atividades comerciais

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus apresentou na noite desta segunda-feira (20) o Plano de Reabertura das Atividades Comerciais. Em entrevista coletiva, os secretários de saúde, Leandro Lobo e de Administração e Planejamento, Igor Coutinho, explicaram os princípios que vão nortear a reabertura como: estabilidade dos indicadores de saúde, capacidade do sistema de saúde da cidade e dos municípios atendidos em SAJ, entre outros dados técnicos.

A retomada será gradual e progressiva, acontecendo em ciclos de 14 dias para preservar a capacidade do sistema de saúde. Para que a reabertura pudesse ter início foram levados em conta uma série de fatores como a inauguração da UPA 24h, instalação do Pronto Atendimento Exclusivo para COVID-19 (em conclusão), além das ações no campo da assistência social.

Para implantação e avanço entre fases do plano, a taxa de crescimento de casos novos não deverá ultrapassar a média diária de 5%; a taxa de ocupação e giro leito de Santo Antônio de Jesus deverá permanecer no limite prudencial para garantir assistência; a taxa de ocupação de leitos de UTI do Estado da Bahia não deverá ultrapassar 75%. Será observado também o número de profissionais de saúde infectados pela COVID-19. 

Na fase 1 estão inclusos: shoppings, centros comerciais e semelhantes; comércio de rua; templos religiosos e igrejas; serviços de fisioterapia; academias; barbearias, salões de beleza e similares; lanchonetes, bares e restaurantes. Já a fase 2 contempla: cinemas e espaços de eventos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e convenções; pilates; academias de ginástica e similares.
Educação, futebol profissional, parques e demais espaços públicos serão avaliados individualmente com critérios específicos, devido à natureza própria de suas atividades. Os dias e horários de funcionamento de cada segmento serão estabelecidos em decretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário