Seleção de voluntários para testes da vacina da Covid-19 na Osid começa na próxima semana

Começa na próxima semana a seleção de voluntários para testes, em Salvador, da vacina contra Covid-19 produzida pelo laboratório americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech. A informação foi dada ao Bahia Notícias pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (27). Os estudos acontecerão no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O titular da Sesab não deu data específica para início do recrutamento, mas garantiu que ele começará até 8 de agosto.

“Na próxima semana, o Centro do Hospital Santo Antônio começa a recrutar voluntários. Inicialmente, serão mil voluntários, podendo chegar até cinco mil”, afirmou Vilas-Boas.

Além de Salvador, o imunizante será testado também em São Paulo. A autorização para estudos clínicos com a vacina foi emitida no último dia 21 pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) (veja aqui). O Brasil participará do estágio 3 do ensaio clínico, correspondente à fase 2 do estudo. Conforme a Anvisa, a permissão levou em conta dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de testes em andamento.

Na capital baiana, também está sendo testada a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca (veja mais informações aqui). O acompanhamento dos voluntários é feito no Hospital São Rafael. O estudo é coordenado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).


*bahianotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário