Covid-19: Após atualização, aplicativo do SUS ajuda a rastrear infectados

Uma atualização para o aplicativo Coronavírus SUS foi lançada nesta última sexta-feira pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo a Agência Brasil, a nova ferramenta pode rastrear e alertar a proximidade ou contato com pessoas infectadas pela Covid-19. Para isso, é necessário que o usuário habilite a função "notificação de exposição" nas configurações.

Por meio de nota, o Ministério afirmou que o usuário que estiver geolocalizado em um perímetro próximo de pessoas que informaram estar infectadas pelo novo coronavírus vão receber um alerta. O sistema não identifica um indivíduo doente, apenas avisa proximidade de alguém que voluntariamente informou diagnóstico positivo para Covid-19 nos últimos 14 dias. A tecnologia "API Exposure Notification" também é usada em países como Alemanha, Itália e Uruguai.

Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico. “A técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos”, diz o boletim do MS.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros tem o aplicativo baixado. O órgão estima aumento de 30% no uso do aplicativo após a atualização.

*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário