Imagens de galáxia em forma de anel são captadas por astrônomos

Imagens da SPT0418-47, uma das mais distantes galáxias conhecidas do Universo, foram divulgadas por astrônomos europeus nesta quarta-feira (12) na revista ‘Nature’. Em formato de um anel iluminado, o conjunto de estrelas está a mais de 12 bilhões de anos-luz de nós.

Isso significa que a imagem mostra a galáxia quando o Universo tinha “apenas” 1,4 bilhões de anos, ou seja, a foto dá uma ideia de como era o início do Universo. Os pesquisadores dizem que o registro de um anel de luz estável desfaz a noção de que as galáxias desse período eram todas turbulentas.

A imagem foi obtida por pesquisadores de instituições da Alemanha e da Holanda e divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Os cientistas utilizaram os recursos do observatório Alma (Atacama Large Millimiter Array), no Chile. Localizado a 5 mil metros de altitude, o equipamento astronômico foi inaugurado em 2013 como um dos maiores do mundo.

SPT0418-47 e a Via Láctea
Segundo os pesquisadores, há duas grandes semelhanças entre a SPT0418-47 e a Via Láctea, galáxia que abriga a Terra: ambas são um disco que gira em torno do próprio eixo e formam uma aglomeração de estrelas ao redor do centro galático. A diferença é que a Via Láctea tem braços em espiral.

Ao estudar galáxias distantes como a SPT0418-47, pesquisadores entendem a formação e a evolução dessas estruturas desde a formação do Universo. Apesar das semelhanças com a Via Láctea, a SPT0418-47 pode ter se desenvolvido de outra forma.

Em estudos futuros, os pesquisadores vão desvendar se galáxias circulares como a SPT0418-47 são de fato comuns no Universo, o que abre caminho para novas pesquisas sobre a evolução dessas estruturas espaciais.

*varelanotícias