“Não temos data definida”, afirma o governador Rui Costa sobre o retorno às aulas

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que não tem uma data definida para o retorno às aulas. Durante uma entrega de equipamentos que vão beneficiar dez consórcios públicos multifinalitários da Bahia, nesta última sexta-feira (14), o petista destacou a cidade de Ilhéus que tem um percentual alto de alunos contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Em Jequié e em Itabuna está dando um patamar de 12% de alunos confirmados com Covid-19. Para a nossa surpresa, Ilhéus está com 27% de confirmação dos alunos que já fizeram, ou seja, um percentual muito alto. Esse número é dos que já tem anticorpos ou estão neste momento com Covid. Tem um percentual bastante alto em Ilhéus, está acima do que deu em Uruçu, Itajuípe e Ipiaú”, iniciou.

“(…) Isso é importante para a gente perceber como a Covid alcançou a comunidade escolar. Professores e funcionários estão com um patamar de 12% e os alunos também nessas cinco cidades”, pontuou Rui.

Sobre o retorno às salas de aula, ele falou que não tem uma data definida. “Não vamos apressar o anúncio. O que nós fizemos e estamos fazendo é apressar o planejamento e realizar as medidas mitigadoras e garantidoras de segurança para quando as aulas retornarem. Por exemplo reformar toda a infraestrutura de higienização”.

“Nós já estamos executando uma revisão completa em todas as escolas em questões hidrosanitárias, estamos instalando pias extras para lavar as mãos, ventiladores, até mesmo nas instituições que têm ar-condicionado, porque quando as aulas retornarem não será permitido ligar o ar-condicionado enquanto as pessoas não forem vacinadas, funcionará com as janelas abertas e ventiladores ligados”, disse.

De acordo com o governador, essas medidas não se faz de um dia para o outro. “Planejamos e listamos todas as ações que eram necessárias do ponto de vista da saúde, da prevenção e da infraestrutura. E estamos realizando isso para quando chegar a data as escolas estejam preparadas para o retorno”, concluiu.

*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário