Bahia é o estado nordestino com maior número de candidaturas LGBT’s nas Eleições 2020


As Eleições 2020 no Brasil registraram um recorde no número de gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transexuais. A sigla LGBT contabiliza um total de 585 candidatos postulantes ao cargo de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no país. A Bahia é o estado nordestino com o maior número de candidatos da comunidade LGBT, com 58 representantes.

Ao todo, foram 532.871 candidaturas registradas para as eleições municipais deste ano, ou seja, os representantes LGBT são apenas 0,1% do total de candidatos. No cenário nacional, a Bahia fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas 15 candidatos LGBT’s disputam o cargo de prefeito, enquanto que 569 são postulantes às Câmaras de vereadores. 

“É uma eleição histórica, nunca se viu tanta participação ativa, em todas as esferas da política, de pessoas LGBTI+ no Brasil. Sinto que cada vez mais a comunidade está entendendo que o seu lugar é ocupando esses espaços onde há poucas iniciativas de políticas públicas que nos atendam. Mas o número de candidato ainda é inexpressivo e é preciso lutar para quebrar recordes e tabus a cada eleição”, disse Onã Rudá, fundador da LGBTricolor e candidato a vereador de Salvador.


*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário