Com 60% da capacidade, Barragem de Sobradinho opera com vazão reduzida


Com 60% do nível máximo, a barragem de Sobradinho, no serão do São Francisco, tem sua vazão reduzida desde a última quarta-feira (21). A informação é do portal G1.

Segundo dados que constam no site da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela manutenção e operação do reservatório, no momento a vazão passou a ser de cerca de 800 metros cúbicos por segundo.

O nível máximo da barragem vem diminuindo. Com os 60% verificados atualmente, o índice está abaixo dos 90% do volume máximo apresentados em abril deste ano, fato que não ocorria há 10 anos.

De acordo com a reportagem, entre 18 e 20 de outubro, a vazão da barragem oscilou entre 1708 m3/s e 1344 m3/s. A redução foi indicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O objetivo da iniciativa é poupar a água do reservatório.

Conforme o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho informou, a diminuição na vazão não afetou os produtores que captam água do Rio São Francisco, mas trata com preocupação o momento, visto que há sinais de estiagem.

Sobradinho, segundo a Chesf, é o maior reservatório de água do Nordeste, sendo responsável por cerca de 60% da água destinada à produção de energia da região.


*bahianotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário