Eleições 2020: eleitores podem justificar ausência por meio do aplicativo e-Título


Uma nova versão do aplicativo e-Título, que será disponibilizada nesta última quarta-feira (30), vai permitir aos eleitores justificar, de forma on-line, a ausência nas Eleições Municipais de 2020, por meio de smartphones e tablets. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Segundo o TRE-BA, as inovações vêm auxiliar os eleitores que estejam fora de seu domicílio eleitoral ou estiverem impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno do pleito, respectivamente. Para isso, o eleitor vai precisar baixar e habilitar o aplicativo em seus dispositivos móveis.

Por enquanto, o aplicativo somente aceitará as justificativas depois da votação, como já é feito no Portal do TSE, na internet. Entretanto, de acordo com o órgão, a Justiça Eleitoral já prepara o lançamento da versão 2.2 do e-Título, que permitirá a justificativa nos dias de eleição.

Essa nova funcionalidade, que ainda não tem data para ser lançada, funcionará apenas nos dias e horários de votação.

Aplicativo e-Título

Lançado em 2017, o aplicativo e-Título é uma alternativa ao título de eleitor impresso. Ele tem validade oficial para efeitos de identificação e traz, além da foto e dos dados do eleitor, informações sobre o local de votação.

O aplicativo também apresenta funcionalidades como a geração de certidões de quitação eleitoral e de nada-consta de crimes eleitorais e a autenticação de documentos, entre outras.

O e-Título é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do celular ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.


*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário