Feira de Santana: Autoridades sanitárias estudam reinfecção de homem por Covid-19


A reinfecção de um homem pela Covid-19 em Feira de Santana está sendo estudada pelas autoridades sanitárias do município. O exame RT-PCR, considerado o teste mais seguro para diagnóstico da doença, foi realizado no último dia 9 de outubro e confirmou a nova infecção.

O homem, de aproximadamente 50 anos e sem diagnósticos de outras doenças que podem agravar o quadro, está internado, mas em curva de melhora, já saindo do isolamento. O exame foi realizado porque ele apresentou sintomas relacionados à infecção, como dor de cabeça e no corpo, febre e tosse.

A infectologista Melissa Falcão, que coordena o Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, disse que agora o paciente apresenta quadro mais acentuado do que na infecção anterior, diagnosticada em junho. “Teve pneumonia e apresentou baixa oxigenação do sangue”.

Um estudo genético ainda está sendo feito, de acordo com a médica, para conhecer se a contaminação é resultado de outra cepa do vírus. Entretanto, segundo a prefeitura de Feira, a mostra não existe mais no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). “Vamos fazer a comparação da amostra positiva de outubro com o vírus que circula no país”, disse.

Melissa afirmou que a possível mudança das cepas, que são uma espécie de evolução do vírus inicial, preocupam mais do que os casos em si, pois essas alterações morfológicas podem causar novas infecções em quem já teve.


*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário