Mais da metade dos povos indígenas já contraíram Covid-19, diz levantamento


Os casos confirmados e óbitos causados pela Covid-19 já atingiram 158 dos 305 povos indígenas que vivem no país, o equivalente a 51% dessa população. Isso é o que aponta um levantamento feito por uma frente formada para acompanhar o avanço da doença, divulgado nesta última sexta-feira (2).

Na última atualização do balanço foram registrados 34.806 casos e 836 mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Participam da frente entidades como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Coordenac?a?o das Organizac?o?es Indi?genas da Amazo?nia Brasileira (Coiab). Para fazer o monitoramento, o grupo conta com a colaboração de organizações de base e de entes públicos, como o Ministério Público Federal (MPF).

Tomando como base os registros oficiais, os números são bem menores. De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que responde ao Ministério da Saúde, são 28.716 os casos confirmados e 446 óbitos de indígenas. A diferença se explica porque a pasta não faz o registro de contágios de indígenas que vivem em contexto urbano, critério questionado pelas lideranças indígenas e que motivou a contagem independente.

*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário