Rio Paraguaçu terá carta de navegação


Desbravar as belezas do Rio Paraguaçu ficará mais fácil a partir de uma rota de navegação, que será implementada entre a localidade de Barra do Paraguaçu e o município de Cachoeira. Para viabilizar o projeto, o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, assinou o protocolo de intenções neste último sábado (3), que prevê uma rota náutica mais segura para os navegadores e também para aqueles que quiserem conhecer esta região cheia de belezas, história, cultura e tradição.

Franco explica que a iniciativa faz parte das ações do Prodetur Nacional Bahia que, além das obras estruturais, a exemplo da construção do terminal turístico de Cachoeira, visa também o desenvolvimento do Turismo Sustentável na Baía de Todos-os-Santos. “Nosso objetivo é a construção de uma rota navegável que permita chegar a Cachoeira com mais segurança, observando aspectos como condições de maré, profundidade e calados de embarcações”, afirma Fausto Franco.

Ele acrescenta que este estudo é muito importante, considerado a difícil navegabilidade do rio, principalmente para barcos de calado mais profundo, por causa do assoreamento do rio após a construção da Barragem de Pedra do Cavalo.

A navegação pelo Rio Paraguaçu até Cachoeira está prevista no projeto de roteirização náutica da Baía de Todos-os-Santos pelo Prodetur, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado.

Os dados levantados pelo estudo de georreferenciamento de latitudes e longitudes nas margens do rio, indicando a situação de profundidade e risco, serão imprescindíveis para facilitar a navegação. Com a apresentação cartográfica será traçado o trajeto geral da rota e as condições para seu uso correto.


*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário