Instituto de Saúde da Itália alerta para 'rápida piora' da 2ª onda da Covid-19 no país


O Instituto Superior de Saúde (ISS), ligado ao governo da Itália afirmou em relatório que o país caminha para uma “rápida piora” da pandemia da Covid-19 e que a situação pode se tornar “incontrolável”. 

O documento alerta que a maior parte do país já está no "cenário 3", de quatro possíveis, o que confirma "uma situação complexamente e difusamente muito grave em todo o território".

O texto ainda diz que "continua a aumentar o número de casos não reconduzíveis à cadeias de transmissões conhecidas", que quase dobraram em duas semanas.

Tendo por base os dados até o último dia 7 de novembro, a Lombardia é a região com o índice de transmissão (Rt) mais alto, com 2.08, seguida por Basilicata (1.99), Piemonte (1.97), Molise (1.88) e província autônoma de Bolzano (1.87).

Para controlar a pandemia, é preciso que taxa de transmissão fique abaixo de 1.0, ou seja, quando 10 pessoas contaminam outras nove. No caso da Lombardia, por exemplo, cada 10 pessoas estão contaminando pouco mais de 20. 

Na última segunda-feira (9), o Ministério da Saúde informou que foram registrados 25.271 novos casos e 356 mortes por Covid-19 em 24 horas. Com isso, os contágios e óbitos estão em 960.373 e 41.750, respectivamente. 

Desde o dia 27 de outubro, o país registra diariamente mais de 20 mil novos contaminados, nos maiores patamares desde o início da pandemia em fevereiro deste ano. 

*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário