Ministério da Saúde tem erro em sistema; servidores suspeitam de hackers


O sistema do Ministério da Saúde apresentou instabilidade na manhã da última quinta-feira (5/11). Entre as plataformas comprometidas estão o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e e-mails institucionais.

Segundo o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, em grupos de mensagens dos servidores há especulação de que houve um ataque de hackers. Foi pedido que a sincronização de e-mail dos celulares e notebooks fossem suspensas.

Os servidores não tinham acesso aos computadores, não conseguiam acessar pen drive e pegar arquivos para trabalhar de casa. “É como se tivessem criptografados todos os nossos arquivos”, contou um funcionário, que pediu para não ser identificado, ao Metrópoles.

Por segurança, aqueles que conseguiram acessar os computadores ou se conectaram ao wifi na rede do Ministério da Saúde foram orientados a desligar os equipamentos.

O Datasus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS), está investigando e tentando solucionar a falha. O principal problema é o bloqueio de logins e senhas de acesso.

O Ministério da Saúde ainda não emitiu pronunciamento sobre o caso.


*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário