Pandemia ressaltou necessidade de doação contínua e frequente de sangue


No Brasil, infelizmente, a doação de sangue ainda não faz parte da rotina dos cidadãos, que comparecem aos hemocentros, em grande maioria, quando são convidados ou induzidos por campanhas. Na Europa, por exemplo, que viveu diversas guerras, incluindo a primeira e segunda mundial, a população vai às ruas doar sangue como se estivesse indo comprar pão.

A comparação é da coordenadora de captação de doadores e coleta do Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que conversou com o VN durante a semana do doador de sangue. Por causa da pandemia, 2020 registrou ainda menos doações que os anos anteriores, o que prejudicou o trabalho da Fundação.

“Nosso trabalho foi na contramão. A sociedade é orientada a ficar em casa e não sair e nós pedíamos que viessem aqui. Trazer o doador para o homocentro de forma segura para a doação foi um grande desafio neste ano”, relatou.

Não houve redução de demanda. Pacientes da oncologia, com anemia falsiforme, hemofílicos, transplantados e aguardando transplante em nenhum momento poderiam ficar sem ser assistidos. Nosso maior desafio foi dar continuidade às nossas atividades.

Entretanto, os pacientes que precisam de doação de sangue continuaram com a necessidade, mesmo na pandemia.

“Não houve redução de demanda. Pacientes da oncologia, com anemia falsiforme, hemofílicos, transplantados e aguardando transplante em nenhum momento poderiam ficar sem ser assistidos. Nosso maior desafio foi dar continuidade às nossas atividades”.

Para se adaptar, o Hemoba passou por algumas alterações. Os locais foram marcados para evitar proximidade entre os doadores, as unidades móveis, que representavam 40% das doações foram suspensos e o atendimento foi reduzido a 50%.

Entre as medidas está a doação com hora marcada, que veio para ajudar na pandemia e vai será incorporado à Fundalção, para auxiliar e facilitar a chegada de doares.

REQUISITOS BÁSICOS

Vale lembrar que, para realizar a doação, é necessário portar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), ter peso superior a 50kg, estar alimentado, descansado e em boas condições de saúde.


*Varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário