Conceição do Almeida recebe 130 doses da vacina da Oxford; confira ordem de vacinaçã

Conceição do Almeida recebe 130 doses da vacina da Oxford nesta segunda-feira (25). A 1ª dose é exclusiva para aplicação em trabalhadores de saúde das instituições assistenciais de saúde, sendo primeiro nos hospitais; segundo nas UPAs, SAMU e Siate; terceiro nas UBSs e quarto em consultórios e laboratórios. Nos hospitais serão considerados primeiros os exclusivos e dedicados a pacientes com Covid-19 e depois os hospitais gerais. Esta ordem de priorização se aplica para hospitais públicos, filantrópicos e privados, sem distinção de natureza jurídica.

O lote de vacinas chegou a Bahia às 10h40 deste domingo, conforme boletim da SESAB. Segundo o secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, como a segunda dose da vacina de Oxford deve ser tomada em até 90 dias, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram neste domingo.

“Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário.

A imunização contra o novo coronavírus já foi iniciada em todos os 417 municípios baianos e as primeiras pessoas vacinadas receberam o imunizante Coronavac, que chegou na última segunda-feira (18), em um lote de 376.600 doses. Esta é a vacina desenvolvida pela dupla formada pelo Instituto Butantã e pela empresa chinesa Sinovac Biotech.

Como o Brasil vai imunizar a população com vacinas fabricadas por laboratórios diferentes e com indicações de uso igualmente diferentes, é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo determinado.

Caso tenha perdido o cartão, o cidadão receberá um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu.

Blogdovalente

Nenhum comentário:

Postar um comentário