Hospitais particulares de Salvador chegam próximos ao colapso com segunda onda da Covid-19


A Bahia ultrapassou nesta última quarta-feira (6) a marca de meio milhão de pessoas infectadas pela Covid-19 em dez meses da pandemia. Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 3.038 casos do novo coronavírus. Os números se refletem na capital baiana, que acumula 111.067 casos confirmados da doença, com 197.736 recuperados, 3.008 óbitos, 108.921 casos descartados e 114.757 suspeitos.

Atualmente, Salvador mantém uma taxa de ocupação de leitos de UTI em 68% , recolhida apenas pela abertura de novos leitos por parte da Prefeitura. Também nessa quarta o chefe do Executivo municipal Bruno Reis anunciou a abertura de outros 20 leitos de atendimento pelo SUS. Dez deles para atendimento de UTI. Com a entrega, chega a 161 o número de leitos abertos pela gestão municipal somente durante a chamada “segunda onda” da doença.

Especialistas garantem que o pior ainda não chegou à capital baiana e que janeiro deve ser considerado o pior mês para a pandemia. As festas de final de ano somadas ao rescaldo das eleições são os principais fatores que contribuem para o aumento de casos registrados.

Nos hospitais particulares de Salvador já é possível ver o efeito da nova “remessa” da doença. Levantamento feito pelo Varela Notícias através do Portal da Transparência aponta uma ocupação de 2.356 entre UTIS e enfermarias. De acordo com a ascom da Secretária de Saúde de Salvador os números são atualizados diariamente. A reportagem não levou em consideração hospitais que tenham vagas abertas pelo governo ou prefeitura.

No Hospital Aeroporto a situação é grave, a ocupação está em quase 100% e já está sendo estudada a possibilidade de ampliação dos leitos. No Hospital da Bahia, a assessoria nos informou que no momento está havendo um incremento da ocupação dos leitos, no entanto ainda menor do que nos piores momentos da ‘primeira onda’.

No Portal da Transparência, no entanto, o Hospital registra 300 pacientes com a Covid. O Hospital Aliança por sua vez, possui 297 pacientes internados com a doença. Já no São Rafael o número é ainda maior, são 392 contaminados em tratamento. No Hospital Português a situação não é muito diferente, são 336 positivados para a Covid-19. O Hospital Santa Isabel possui, ainda segundo o Portal da Transparência, 379 pacientes com o novo coronavírus. No Teresa de Lisieux 294 pessoas passam por tratamento do vírus. Já no Hospital Cárdio Pulmonar são 195 pacientes. O Hospital Jorge Valente fecha a conta, com 88 internados.

Os números entram em confronto com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia, que nesta quarta-feira (6), informou que o estado possui 5.340 casos ativos da Covid-19, sendo desses, 1.430 referentes a Salvador.


*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário