São João no interior com Jan Bacelar

 

São João no interior

Quando era criança, eu sempre passei as festas de São João em casa. A gente se vestia de caipira e queimava os fogos. Era legal porque no meio de um monte de primos, tudo virava uma diversão. Mas eu tinha umas primas que iam quase sempre passar as festas juninas no interior.

Elas viam contando como era legal e eu ficava só imaginando como seria.

Quando na juventude, recebi um convite pra passar o São João lá na cidade da família das minhas primas. Santo Antônio de Jesus era o destino.

Tratei de separar uma camisa quadriculada uma bota e um chapéu. Já imaginava que usaria só daqui a um ano rsrsr.

Assim que cheguei me encantei com a cidade.  O clima do interior e bem legal. Lembro que na hora de dormir a cama ficava gelada e de dia, apesar do sol, se você ficasse na sombra fazia era frio.

A família do meu tio, sempre foi muito acolhedora e isso fazia com que a gente ficasse mais à vontade ainda. Todos que chegassem eram muito bem recebidos. Quem não gosta? rsrsr

Mas.... E a festa?

Começava já durante o dia. O meu tio comprava bandeirolas e a gente decorava a casa. E tudo ao som de Luiz Gonzaga.

Logo à tardinha, a mesa já tinha tanta coisa pra comer que a gente não sabia por onde começar.

Mas eu queria mesmo era ir na tal praça.

E antes de chegar lá, a gente ia passando de casa em casa pra visitar o pessoal e se deliciar com as guloseimas daquela casa. Tinha aqueles que iam à procura de licor. Eu nunca nem provei. Gostava mesmo era dos bolos, milhos, amendoins e por ai vai rsrrs

O caminho até a praça em algumas ruas, era um túnel de fogueiras. Chegava a arder os olhos.

E então cheguei a tão famosa praça. Era muito bem decorada, tinha barracas com comidas típicas, e um palco que tinha várias atrações musicais. Eu nem me importava com as atrações. A energia dali já valia a pena.

Lógico que quando juntava tanta gente, a paquera rolava solta. Eram os primos de cá, ficando com os primos de lá. Eita coisa boa rsrsr

Nessa época ainda não existia festa de camisa. Nossa!! Entreguei a minha idade rsrsr

Quero em breve voltar lá pra reviver toda essa alegria da festa de São João no Interior e em especial na cidade de Santo Antônio de Jesus.

Texto e Foto: Jan Badalar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário