Covid-19: nova variante é detectada em duas cidades da Bahia


A identificação da cepa foi feita pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), por meio de um teste de sequenciamento de genoma completo. A variante P2 foi inicialmente descoberta no Rio de Janeiro.

A primeira detecção aconteceu em 17 de dezembro de 2020, em amostra de paciente da cidade de Santa Rita de Cássia, de acordo com a Ufob. 

A segunda foi detectada na quinta-feira (18), em amostra de paciente de Barreiras. Os dois pacientes apresentavam sintomas. 

Os pesquisadores do laboratório investigam, em parceria com autoridades de saúde locais, se a transmissão já ocorre de forma comunitária.

Cidades não aderiram ao toque de recolher 

Apesar da descoberta, as duas cidades não fazem parte do toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado, que começou nesta última sexta-feira (19).

Em Barreiras, cidade-polo da região e que recebe a maioria dos casos de Covid-19, dos 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 16 estão com pacientes internados, com taxa de ocupação de 40%.


*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário